BLOG

Todos Artigos Colchão BioOrthus Colchão Magnético Cama Articulada

Há 140 anos surgia o primeiro colchão estofado com algodão

Para a maioria das pessoas, é quase impossível pensar que, há pouco menos de um século e meio, as pessoas não sabiam o que era dormir em um colchão estofado. E a referência aqui são os mais simples que se possa imaginar, estofados apenas com algodão.

Ocorre que a realidade do dormir bem, contando com as tecnologias mais modernas e completas, num colchão exclusivo e/ou personalizado, como os que você encontra na Novo Colchão, por exemplo, é bastante nova. E, num passado não muito remoto, ter uma cama ornada era símbolo de riqueza e de poder.

Há relatos de que os primeiros colchões da história da humanidade eram, literalmente, um amontoado de folhas, palha e ramos. Com o passar dos anos, surgiram algumas técnicas e ideias, não muito distintas, mas mais elaboradas, como os colchões feitos da união de duas peles de animais, ou dois tecidos, que eram cheios de matéria orgânica vegetal, pelos e lã, por exemplo.

As primeiras camas foram criadas com armações de madeira, e cordas. Verdadeiras camas elásticas. Há registros que indicam que na cultura egípcia, o rei dormia em cama de madeiras nobres, enquanto o povo dormia sobre pilhas de palmeira.

O Colchão de Sealy

Conforme relatos, o primeiro colchão fabricado por uma máquina, e comercializado nos moldes industriais, ficou conhecido por âColchão de Sealyâ. Isso porque um morador, da pequena cidade de Sealy, foi o responsável pela ideia, inventando não apenas o colchão estofado com algodão, mas a máquina que comprimia o algodão também.

Daniel Haymes era fabricante de máquinas de descaroçar algodão e, em 1881, começou a produzir os colchões estofados, que inicialmente foram comercializados aos parentes e vizinhos do inventor. Oito anos mais tarde, Haymes conseguiu patentear a invenção e vendeu os direitos da patente para outras pessoas que também passaram a fabricar o produto.

Depois da invenção de Haymes, a evolução dos colchões não parou mais. O colchão de molas, por exemplo, ganhou os mercados após a Segunda Guerra Mundial. Nessa época, a população já havia experimentado inúmeros problemas no uso dos colchões de algodão, pois o material era muito suscetível a ataques de bichos, bactérias e mofo.

No Brasil, a primeira empresa a fabricar os colchões de molas foi a Indústria Raphael Musseti, fundada em 1936. Dessa época para os dias atuais, muitas mudanças estruturais foram feitas nos colchões. E hoje é possível encontrar colchões que garantem a prevenção, e até o tratamento de doenças e patologias do sono.

Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Colchões

• Porque escolher o Bio Orthus?• Clientes que comprovam a qualidade da Novo Colchão• Quais são os vilões e os heróis do sono?• Fadiga pandêmica: quais são os efeitos da pandemia na nossa saúde mental?• A má qualidade de sono pode aumentar os riscos de desenvolver doenças cardíacas• Um colchão ruim pode dar, literalmente, dor de cabeça• Como lidar com a privação do sono na maternidade• Há 140 anos surgia o primeiro colchão estofado com algodão• Riscos e benefícios de dormir com o pet na cama• As cores e a influência sobre o comportamento

localização

Bruno Werner Storck, 970 - Canudos - Novo Hamburgo/RS CEP.: 93544-360

Telefone: (51) 3097-0379 e-mail: novocolchao@novocolchao.com.br

© Novo Colchão 2022 - Todos os direito reservados. by Daniel Labres.