Você sabia que pessoas que dormem menos de seis horas diárias, ou sofrem de algum distúrbio do sono, são mais propensas a desenvolver doenças cardÃacas? Isso é o que informa o resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, da Inglaterra.
De acordo com a pesquisa, essas pessoas possuem 48% mais chances de desenvolverem problemas cardÃacos do que as pessoas que têm o sono regulado. Outra conclusão que os pesquisadores britânicos chegaram foi de que noites mal dormidas também tornam as pessoas propensas a sofrerem com derrames. As pessoas estão com 15% mais chances de sofrer com isso quando, frequentemente, não têm uma boa noite de sono.
No mesmo estudo, os pesquisadores chegaram à conclusão de que os homens, cujo tempo de sono profundo é pouco, estão mais propensos a desenvolverem pressão alta e, mais tarde, problemas cardÃacos.
Mas por que quem dorme pouco está mais propenso a desenvolver problemas cardÃacos? Isso acontece de acordo com os seguintes fatores:
- Durante o sono normal, a pressão arterial é reduzida, dessa forma, quem tem problemas de sono acaba mantendo a pressão arterial elevada por mais tempo.
- A falta de sono também pode provocar o aumento de peso prejudicial para a saúde. Isso atinge mais as crianças e adolescentes, que precisam dormir mais do que os adultos. Um sono desregulado pode afetar a parte do cérebro que controla a fome.
- Outro problema causado pelas noites mal dormidas é o surgimento ou agravamento da Diabetes nÃvel 2 â responsável pelo aumento de açúcar nos vasos sanguÃneos.
Mas não são apenas problemas cardÃacos que podem ser provocados pela falta de sono. A sÃntese dos hormônios do crescimento e do cortisol â produzidos enquanto estamos dormindo â também é afetada. Logo, o nosso metabolismo também é alterado, aumentando, dessa forma, o cansaço, dificuldade de raciocÃnio e ansiedade.
Atenção para as grávidas: a falta de sono e a apneia elevam o risco de complicações na gestação, como por exemplo a pré-eclâmpsia e o desenvolvimento de diabetes.
Fonte: Sono.com e Minha Saúde Proteste.
Bruno Werner Storck, 970 - Canudos - Novo Hamburgo/RS CEP.: 93544-360
Telefone: (51) 3097-0379 e-mail: novocolchao@novocolchao.com.br
© Novo Colchão 2022 - Todos os direito reservados. by Daniel Labres.