Muitas transformações acontecem na vida dos casais quando eles se tornam pais. E se engana quem pensa que essas mudanças impactam apenas a vida dos considerados âpais de primeira viagemâ, pois cada um dos filhos é único, e isso significa que proporcionará experiências distintas à famÃlia também.
Nesse sentido, a privação de sono pode ser considerada uma das alterações mais impactantes para a famÃlia toda, mas, especialmente para as mães. Isso porque, além de precisar se adaptar à rotina do recém-nascido, e à s necessidades dele, a mãe ainda precisa cuidar da própria recuperação do parto, e lidar com os hormônios desregulados.
à importante destacar que a famÃlia precisa se organizar o quanto antes, estudando e criando uma nova rotina para prevenir os efeitos da privação do sono. Isso porque, quando uma pessoa não consegue dormir o tempo suficiente para manter o organismo saudável, ela acaba propensa a doenças. E isso pode acabar prejudicando a famÃlia toda, incluindo o recém-nascido.
Algumas consequências da privação do sono:
- Cansaço extremo;
- Aumento da pressão arterial;
- Aumento dos casos de arritmia;
- Agravamento das dores crônicas;
- Ganho ou perda de peso;
- PrejuÃzos psicológicos, como a perda da concentração e da memória;
- Agravamento do quadro de diabetes;
- Irritabilidade;
- Aumento dos riscos de depressão.
Como lidar com a fase de adaptação
Muitos pais acabam encontrando soluções por conta própria, e conseguem diminuir os efeitos da privação de sono de maneira saudável. Outros precisam buscar a ajuda de familiares, profissionais da saúde, ou até mesmo contratando uma babá ou empregada para dividir as tarefas e tornar a rotina mais leve. Não há receitas, ou regras. Cada famÃlia deve agir como puder, e preferir.
Algumas atitudes, no entanto, costumam ajudar as famÃlias nessa fase. Elas demandam apenas paciência, dedicação e união. O fato é que quando os pais tomam conhecimento da rotina do recém-nascido, observando os horários das sonecas, troca de fraldas e mamadas, por exemplo, fica mais fácil para a mãe conciliar o sono com o bebê e descansar.
Outra atitude que pode fazer toda a diferença é a divisão das tarefas e compromissos da casa entre os parceiros, e até filhos mais velhos. Isso inclui as trocas de fraldas do bebê e a missão de colocá-lo para arrotar.
Sobre o recém-nascido, também é importante destacar que o bebê terá suas preferências, mas os pais podem interferir em algumas situações, evitando, por exemplo, que ele tire uma soneca em horário próximo ao do sono da noite. Assim, haverá mais chances dele dormir a noite toda e os pais descansarem mais, e com qualidade de sono.
Fonte: Hospital e Maternidade Domingos Lourenço
Bruno Werner Storck, 970 - Canudos - Novo Hamburgo/RS CEP.: 93544-360
Telefone: (51) 3097-0379 e-mail: novocolchao@novocolchao.com.br
© Novo Colchão 2022 - Todos os direito reservados. by Daniel Labres.