Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar que passamos 1/3 da nossa vida dormindo. Mas você já se questionou do porquê de precisarmos dormir tanto tempo, ao longo dos anos? O médico, especialista em longevidade, Dr. Victor Sorrentino, defende que, na hipótese de termos de escolher um remédio para a nossa vida, ele deveria ser o sono. Em outras palavras, uma noite bem-dormida.
Sorrentino explica que os hormônios do sono são fundamentais para a manutenção da nossa saúde, e que é durante o sono que o nosso corpo consegue assimilar todas as atividades que fizemos ao longo do dia, adaptando os sistemas hormonais, produzindo enzimas, e promovendo picos de hormônios que nos ajudam a relaxar, descansar, enquanto dormimos.
O profissional lembra que as transformações da vida moderna têm impactado negativamente, em nossa qualidade do sono. Os fatores são inúmeros, e passam por nossos hábitos, por exemplo, mas também por interferências externas, tais como o barulho, a iluminação e os hábitos da nossa famÃlia.
Porém, estudos comprovam que pessoas que têm uma boa rotina de sono têm também menos risco de desenvolver câncer, diabetes, obesidade, entre outras doenças e patologias do sono, como a apneia, por exemplo. Sorrentino destaca ainda, que os problemas de uma noite mal dormida são muito prejudiciais, principalmente, porque uma noite de sono perdida, ou mal dormida não pode ser recuperada; os efeitos são irreversÃveis.
Você já parou para refletir sobre o quanto o sono de qualidade é fundamental?
Como dormir melhor
Dr. Sorrentino destaca que, com o passar dos anos, nosso corpo tende a diminuir a produção da melatonina, um hormônio responsável por inúmeras funções do nosso organismo, mas principalmente pela promoção de uma noite de sono reparadora. O profissional explica que, para não perder a qualidade do sono e, consequentemente, de vida, uma boa forma de estimular a produção da melatonina é consumir maracujá, cacau, e até alguns suplementos, incluindo a própria melatonina manipulada.
Além disso, cuidar com os fatores externos, já citados como o barulho, a iluminação e o colchão de qualidade, são atitudes fundamentais. Como você anda dormindo? Já decidiu mudar de vida?
Fonte: Canal Victor Sorrentino
Bruno Werner Storck, 970 - Canudos - Novo Hamburgo/RS CEP.: 93544-360
Telefone: (51) 3097-0379 e-mail: novocolchao@novocolchao.com.br
© Novo Colchão 2022 - Todos os direito reservados. by Daniel Labres.